Então, estamos pensando em nos mudar. Este é o resumo da ópera.
Depois de 34 anos vivendo em Boa Vista/Roraima decidimos viajar, explorar o Brasil na busca de um possível novo lar e pensei que ter um blog onde posso anotar as impressões que tenho de cada lugar pode ser um registro bem útil tanto para mim (que sou extremamente esquecido e vou precisar revisitar minhas anotações pra ajudar a tomar uma boa decisão), quanto para outros que talvez tenham interesse em em morar em outra cidade do Brasil. Em suma, é isso.
#Por que queremos nos mudar?
Essa talvez seja a primeira pergunta-chave pra todo esse blog. E a resposta talvez seja a mais besta possível: quem nunca pensou em morar em outra cidade? Deve ser algo próprio da natureza humana o desejo de explorar, conhecer, experimentar. Desde que feito com sabedoria, é um privilégio que Deus nos concedeu. Se temos a oportunidade de nos mudar para um lugar melhor, por que não?
Mais à frente vou escrever algo sobre onde moramos e por que estamos pensando em sair de Boa Vista para outra cidade. Estamos aqui há quase 34 anos (nossa vida inteira) e, como toda cidade, tem suas vantagens e desvantagens, mas eu sempre tive o desejo de me mudar. Eu mais que a Laryssa até. De uns tempos pra cá a vida mudou bastante. Hoje meu trabalho é totalmente remoto. Em termos práticos, isso significa que basta eu ter uma boa conexão com a internet e eu posso trabalhar de qualquer lugar, o que facilita muito a ideia de mudar de cidade..
O que começou com uma simples ideia, começou a ganhar forma. Fomos deixando a coisa se consolidar sem pressa, esperando e orando para ver qual era a direção do Senhor. Foi assim, devagar e quase despretensiosamente, que surgiu o plano.
Em outro post, vou explicar com mais detalhes o que me desagrada em Boa Vista a ponto de querer mudar.
#O plano
Entendemos que conhecer uma cidade antes de se mudar não é um processo simples, que requer meses ou até anos morando nela — e mesmo assim corremos o risco de não conhecê-la direito. A verdade é que cada cidade é uma experiência. Tenho uma tia que ama o interior de São Paulo; tenho um primo, filho dessa tia, que odeia a mesma cidade. É preciso ter isso em mente: cada um vive a cidade como pode, e cada experiência é única.
Tendo dito isso, qual o plano para testar cidades no Brasil? Entendemos que para conhecer minimamente a cidade, precisamos passar 2 meses morando nela, não passeando. Isso significa pegar trânsito, fazer compras, sair pra caminhar, visitar a igreja, etc. Em suma, queremos fazer um "test-drive" da cidade para entender rotina, clima, custo de vida e qualidade de vida.
Sendo assim, elegemos 6 cidades no Brasil que atendem aos nossos critérios (falarei disso em outro post) e vamos passar 1 ano na estrada, dedicando 2 meses para cada (ou menos, dependendo do lugar). Vamos colocar nosso carro na cegonha, deixar nossa casa em Boa Vista alugada, e sair explorando esse Brasil , feito dois peregrinos na alvorada dos tempos. Este é o plano.
#Vamos nos mudar mesmo?
Não sei. Parece óbvio dizer que "sim, vamos", mas não é tão simples assim. Não queremos abrir mão das coisas boas que temos aqui em Boa Vista, mesmo considerando a possibilidade de morar em outra cidade, só porque temos a oportunidade de estar em outro lugar. Não é porque podemos que devemos. É isso que vamos analisar.
Depois destes meses de exploração, colocaremos tudo na ponta do lápis e passaremos a régua. Será a ocasião para, de fato, tomarmos uma decisão sobre onde morar. Nem que essa decisão seja, ao final disso tudo, dizer: "Nosso lugar é Boa Vista."
Eu não sei em que direção Deus vai nos enviar. Mas sei que Ele está no controle e sei também que não queremos tomar nenhuma decisão precipitada, queremos submeter nossa vontade à dele, obedecendo seus preceitos e tomando decisões para a glória de Deus.

Nenhum comentário
Postar um comentário